Entrevista a José Ricardo Rodrigues

Basquete Clube de Barcelos

“NÃO NOS AFASTAMOS DA NOSSA DIMENSÃO”
José Ricardo Rodrigues garante um BC Barcelos “humilde”
fonte FPB

A equipa manteve sete jogadores da época passada, mas foi reforçada com dois estrangeiros, sendo que outro atleta estará a caminho, para reforçar as posições interiores. A época está a ser encarada por etapas, ou seja, a permanência, o playoff e depois… logo se verá o que os minhotos poderão fazer. Não perca a entrevista com o treinador, nos detalhes desta notícia.

José Ricardo Rodrigues

José Ricardo Rodrigues / foto @ sportflash FPB

O facto de todos os anos ter de partir quase do zero retira capacidade competitiva à equipa do Barcelos?

O Basquete Clube de Barcelos tem mantido no seu plantel um número significativo de atletas que nos tem permitido um espírito de corpo consistente. No jogo exterior há apenas um jogador novo. Efetivamente, nesta época, teremos três jogadores novos nas posições interiores mas temos expectativas muito positivas relativamente à competitividade da equipa.

A falta de uma base de recrutamento é um problema que complica ainda mais um clube com as caraterísticas do Barcelos?

Como acima refiro, a continuidade de sete atletas da época transata dá-nos garantias quanto à manutenção da nossa filosofia de jogo. Contudo, temos muitas dificuldades em recrutar atletas portugueses de superior qualidade uma vez que nos encontramos algo distantes dos principais centros de formação de jogadores.

Voltou a apostar em jogadores sérvios para ocupar as vagas dos jogadores estrangeiros. Opção meramente técnica ou existiram outros fatores?

O nosso recrutamento tem apostado em atletas oriundos dos países do leste da Europa mas apenas por coincidência, nesta época, dois são da Sérvia. A escolha geográfica tem razões: são europeus, muito disciplinados e com ambições de carreira profissional na modalidade.

O plantel está fechado? Ou tem ainda alguma posição que gostava que fosse reforçada?

Vamos contratar mais um jogador para as posições interiores. Neste momento estamos a analisar perfis e contamos ter uma decisão nos próximos dias. Tal como acima refiro, tudo faremos para que seja europeu e de leste mas não estão descartados jogadores de outras nacionalidades.

Se bem que ainda não tenha começado a trabalhar com os jogadores, logicamente que se informou sobre o seu potencial e qualidades enquanto jogadores de basquetebol. De que forma irá jogar o Barcelos esta temporada?

O Basquete Clube de Barcelos jogará da mesma forma que em anos anteriores. A escolha dos jogadores teve em conta os níveis de agressividade defensiva, a disponibilidade motora para o jogo em transição e a polivalência ofensiva. Desta forma, esperamos que os novos jogadores potenciem o que temos vindo a fazer nas últimas épocas.

Será um Barcelos a crescer sempre de rendimento até ao playoff?

Não nos afastamos da nossa dimensão. A humildade tem sido uma das nossas principais características e não nos temos dado mal com isso. Queremos garantir a manutenção, atingir o playoff e depois veremos o que podemos fazer. Não queremos pensar no passo nº2 sem antes dar o nº1. É um orgulho muito grande fazer parte da Liga Portuguesa de Basquetebol e queremos continuar a afirmá-lo nas próximas épocas.

fonte FPB

Tags:, ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *